1 de março de 2011

QUEM ESTÁ DISPOSTO A AMAR???

Quem nunca passou por perdas, dores, acusações??? Quem não ficou sem entender porque depois de um momento tão precioso que passou com Deus a sua vida começou a cair, cair e cair??? Desânimo, dores, acusações, perdas... Por vezes o Senhor escava caminhos que não entendemos (confira Que o Leão ruja!!!: CAMINHOS QUE NÃO ENTENDEMOS). Sim, ele permite que passemos por algumas situações para provar nossa obediência.

Dt8.2 nos diz que o Senhor guiou o povo de Israel no deserto quarenta anos, para humilhá-los, e prová-los, para saber o que estava no coração, se guardariam os seus mandamentos, ou não. Seguir o caminho de Deus requer de nós OBEDIÊNCIA. E se percorremos caminhos que não entendemos é porque escolhemos não obedecer a Deus. O tesouro do nosso coração não estava em Deus. E neste caminho de desobediência vamos enfraquecendo. E a fraqueza gera afastamento. Afastamento de Deus, afastamento dos amigos, afastamento da igreja...

Fraqueza, afastamento, frieza espiritual... Isso tudo leva a pessoa a ficar arisca, arredia, indiferente às outras. E as outras por vezes não dão a devida importância, por vezes começam a julgar, a especular. Se algo vem à tona, infelizmente, o que se percebe é uma comunidade “cristã” nem sempre acolhedora. Sabe, meus queridos, pensei um dia na quantidade de amigos que tenho ou nas pessoas que dizem ser minhas amigas. Pensei em qual delas realmente estaria ao meu lado se eu errasse. Neste pensamento surgiu uma pergunta:

Quem está disposto a amar???

Pense comigo e busque na lembrança alguém que você conhece e que fraquejou, que falhou. O que você fez com esta pessoa??? Você a acolheu??? Ela não deixou de ser quem ela significava pra você ou você preferiu se afastar dela??? Será que o erro dela apagou da sua memória a pessoa boa com quem conviveu por anos??? Quem está disposto a amar como Jesus amou a mulher adúltera??? Quando todos queriam apedrejá-la, ele disse: “Se algum de vocês estiver sem pecado, seja o primeiro a atirar pedra nela”. Quem somos nós pra julgar??? Em Sl75.7 lemos “Deus é o Juiz: a um abate, e a outro exalta”. Deus é o juiz!!!

Lembro-me de um dia que estava em uma igreja. O que estava encarregado de ministrar a palavra falou sobre o rei Davi, que apesar das fraquezas e limitações, era um homem de coração quebrantado. Falou também que apesar de nossas iniqüidades, Deus nos ama como somos. Mas o que marcou minha mente foi o final da ministração, quando ele, com lágrimas nos olhos disse: “fale pro seu irmão: pare de me julgar. Se você tá forte e eu tô fraco, me ajuda. Ore por mim. Pare de me julgar. Precisamos olhar uns aos outros com o olhar de Jesus (e mencionou neste ponto a história da mulher adúltera). Deus te chamou pra isso: pra me ajudar”. Naquele momento lembrei-me de Gl6.2 “Levai as cargas uns dos outros”.

Com quem podemos contar??? Quem está disposto a amar o outro se ele errar??? Quem está disposto a amar como Jesus amou, como Jesus nos ama???

O amor bíblico fala sobre paciência, bondade. O amor bíblico não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. O amor bíblico tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca perece. E de tudo que vivemos e ainda viveremos o amor é maior que todas as coisas. (conforme ICo13).

Quem está disposto a amar???

Ninguém jamais viu a Deus; se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor está aperfeiçoado em nós. IJo4.2

2 comentários:

  1. Se nossas atitudes forem iguais os resultados nunca serão diferentes, se analizarmos isso com honestidade constataremos, a luz de alerta até acende mas nós desligamos o interruptor, e assumimos o controle e por conseguinte os riscos, podemos até escolher o que vamos plantar mas nunca o que iremos colher. graça e paz.

    ResponderExcluir
  2. "Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade." I João 3:18

    Que texto desafiante! Ao ler este texto, o Espírito Santo ministrou ao meu coração para orar assim: "Oh Deus, coloca no meu coração muita disposição para amar!"

    Estava com saudades das suas postagens minha Cara Iara! Deus continue te usando!!!

    ResponderExcluir