27 de outubro de 2010

CAMINHOS QUE NÃO ENTENDEMOS

E os amigos de Jó começaram a acusá-lo, achando que nele estava a culpa de todas as perdas. Jó replicou: “até quando afligireis a minha alma, e me quebrantareis com palavras? Embora haja eu, na verdade, errado, comigo ficará o meu erro". E Jó afirmou que Deus o cercou com sua rede, Deus o fez chegar aonde chegou... "O meu caminho Ele entrincheirou, e já não posso passar, e nas minhas veredas pôs trevas". O Senhor foi fazendo o caminho de Jó por escavações, demarcando um caminho de perdas e dor. Assim Jó pensava... "Da minha honra me despojou; e tirou-me a coroa da minha cabeça". Todos se voltaram contra Jó. Até mesmo a sua mulher. E naquele momento de dor, de tantas acusações ele suplicou aos amigos: "Compadecei-vos de mim, amigos meus, compadecei-vos de mim, porque a mão de Deus me tocou". E, mesmo em meio a tantas acusações, em meio à dor, a sua boca não calou e declarou: "Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra". Ele cria que ainda em sua carne os seus olhos veriam a Deus!!! "Vê-lo-ei, por mim mesmo, e os meus olhos, e não outros o contemplarão".

Naquele momento ele tinha duas certezas em seu coração: (1) Que veria ao Senhor. (2) Que era culpado. Como assim culpado??? Não disse ele que o Senhor que traçou seu caminho??? Ele se virou aos amigos e disse: "a raiz da acusação se acha em mim". Ele se martirizava!!! Além dos dedos em sua direção... Imaginem um homem de quem o próprio Deus falou: "homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal", passando por tudo isso: perdas, dor, acusação... Sua mente não entendia. Ele devia pensar: "Como??? Por quê??? E os sacrifícios???" Como não pensar "a raiz da acusação se acha em mim"??? Mas ele não abria mão de uma verdade: O seu Redentor se levantaria a seu favor!!! Os seus olhos veriam a Deus!!! O Redentor de Jó se levantou a seu favor!!! Os olhos de Jó viram a Deus ainda em carne!!!

Quantas vezes não passamos por perdas, dores, acusações... Quantas vezes ficamos sem entender... E as questões em nosso coração: Como??? Por quê??? E os sacrifícios??? Qual posição a ser tomada??? Os nossos olhos verão o Senhor!!! O nosso Redentor por fim se levantará ao nosso favor!!! Entendamos: por vezes o Senhor escava caminhos que não entendemos... Mas são caminhos que trarão um peso de glória!!! "E o SENHOR virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o SENHOR acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía".

Ei, queridos, o Senhor trará em dobro tudo quanto eu e você possuíamos!!! Em dobro!!! Porção dobrada!!! Ore. Ore por aqueles que o levaram a perda. Ore por aqueles que o levaram a dor. Ore por aqueles que o acusaram. E o Senhor prosperará os teus caminhos!!! "O teu princípio, na verdade, terá sido pequeno, porém o teu último estado crescerá em extremo".

Conforme os capítulos 1, 8, 19 e 42 do livro de Jó.


3 comentários:

  1. Q coisa linda vc escrevendo tbém, expondo seu S2, abrindo sua vida p/ edificação... Deus t conceda graça e inspiração a kd dia minha amada. E q o nosso viver esteja sempre no centro da vontade do Pai, onde Ele nos mostrará q até em meio as perdas estamos ganhando sempre, pois Ele é o nosso guia...Deus t abçoe lindinha...bjs

    ResponderExcluir
  2. Os caminhos de DEus não são os nossos caminhos, como bem disse o Profetas Isaías: Assim como os céus estão elevados acima da terra, assim os caminhos de Deus são mais altos do que os nosssos caminhos.
    Palavra edificante, Aleluia!

    ResponderExcluir
  3. Primeiramente, parabéns pela iniciativa maninha!
    Mensagem edificante... Acho que Deus ouviu sua oração quando dizia (via twitter) que só queria falar o que viesse Dele!
    Que os sonhos de Deus possam se cumprir em você, és bênção e exemplo... nunca esqueça disso! Bom olhar em seus olhos e sentir o brilho do "Eu Sou".

    ResponderExcluir