15 de setembro de 2009

POR QUE AS SEMENTES LANÇADAS EM NOSSO CORAÇÃO NÃO TÊM DADO FRUTOS? (parte I)

Com base em Lc 8.4-15.
A bíblia é pra crente.
A palavra de Deus é pra crente.
Por que as sementes que têm sido lançadas no nosso coração não têm dado frutos? (gravem esta pergunta)
Conforme o texto, há três agentes que nos impedem de dar frutos:
1° O inimigo, o diabo.
Observem o texto: “vem o diabo e tira-lhes do coração a palavra, para que se não salvem, crendo”.
O inimigo é conhecedor da palavra, só não obedece. Ele sabe que a palavra de Deus não voltará sem antes cumprir aquilo para o qual foi liberada. Por isso ele tira do coração, porque sabe que se aquele que ouviu a palavra, crer, será salvo e se tornará um instrumento poderoso nas mãos de Deus. O inimigo sabe que quem recebe a palavra se humilha diante dela (IIRs22.11)
2° O nosso frágil entendimento.
Quem já foi a congressos de jovens? Seminários? Encontros? Ou qualquer outra ministração?
Quantas vezes não voltamos impactados destes grandes eventos, com desejo de fazer mais para o Senhor, de frutificar...
São palavras que nós recebemos com alegria, mas que muitas vezes não se enraízam, não alcançam o profundo do nosso coração. Mexeram com a emoção.
Emoção. Isso tem acontecido muito em nosso meio. Uma confusão entre unção e emoção.
Sabe como distinguí-las? Quando o crente que recebeu a palavra na emoção , na hora do primeiro “não”, da primeira afronta, diz: “e a palavra que o irmão fulano pregou naquele dia? Ele disse que eu ia prosperar, que eu teria uma nova unção sobre a minha vida, e que nada se levantaria sobre mim... mas a culpa é do pastor, é do coordenador, é do líder... é por isso que estou assim”.
Como foi que Jesus nos ensinou: no mundo tereis aflições e quando elas lhes assolarem culpem o primeiro que aparecer a sua frente. Foi assim, né?
“No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”.
Cristo venceu e ele veio pra nos mostrar que é possível vencer. Como? Com ânimo!
Às vezes recebemos a palavra com alegria, mas não nos apossamos dela. E em meio às tribulações nós fraquejamos.

A culpa então está em nós que não nos apoderamos da palavra.
Nosso frágil entendimento nos leva a pensar que num passe de mágica tudo vai ser mudado a nossa volta e sairemos arrebanhando multidões com um testemunho de que tudo deu certo e não há mais tribulações ou não se passa mais por provações.
Ei, meus irmãos, eu fico com medo disso, sabiam? Sabem por quê? Porque o Reino de Deus é conquistado com esforço, com abnegação, pagando um preço de renúncia. Vamos ao texto de Mc 10.29 e 30:


"E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho, que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no século futuro a vida eterna".

Viram só? Quem abrir mão de algumas coisas por amor de Jesus e do evangelho, receberá neste tempo cem vezes mais destas coisas, com perseguição, e no futuro, a vida eterna. Com perseguição...Como diz uma música: “passe pela prova cantando ao Senhor”. Tem uma mais recente, né? “Vou passando pela prova dando glória a Deus”. Como se quer ser obreiro aprovado sem fazer a prova ou passar por ela? Não se negocia com Deus pra ser aprovado. Não tem esquema!!! (continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário